sábado, 13 de fevereiro de 2010

O "Avatar" de um vilão da Disney

É engraçado as coisas que a gente pode encontrar fuçando pela Internet. O coronel Quaritch, o vilão do Avatar de James Cameron é, de certa forma, um "avatar", uma versão reencarnada do vilão do Atlantis da Disney, que foi dublado , James Garner, oito anos antes. James Garner na sua versão rejuvenescida e animada era bem próximo mesmo com a atual caracterização do Quaritch interpretado por Stephen Lang

Gozado que o nome do meio do personagem "Tiberius" provavelmente foi colocado como uma homenagem às avessas para James Tiberius Kirk, o Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas.







Bom saber que um vilão tão legal e um desenho animado tão cool aparentemente não passaram despercebidos aos olhos de Cameron durante a escolha do elenco para Avatar.

Atlantis só não deu certo como poderia porque foi prejudicada de um lado pelo abandono da forma clássica dos desenhos sanitizados da Disney, o formato musical conto de fadas e, por outro, pela limitação da duração imposta pro desenho. Um tema e uma ambientação dessas precisam de espaço pra "respirar"e isso só é possível em uma fita com mais de duas horas de duração. Claro que a polêmica sobre o susposto plágio em cima de Nadia não ajudou em nada mas isso não foi nenhum fator determinante para a performance decepcionante do desenho porque, afinal, se fosse mesmo o caso de plágio impedir sucesso onde é que a performance de Rei Leão iria parar? :-P.

Uma pena porque muito do World Building de Atlantis foi desperdiçado já que projetos spin-off que deveriam ter tocado a bola adiante não foram pra frente, coisas como a série Team Atlantis que devia ser a série animada derivada do longa metragem com participação do criador de Gárgulas, Gary Weismann.



Olhem só como é o efeito Roorschach, um vê as similaridades que estou apontando entre Atlantis e Avatar e as comparações parecem fundamentadas


Post #1
Juan wroteon December 20, 2009 at 7:36pm
Hey, Avatar fans... Did you notice that there are a lot of similarities between "Avatar" and Disney's "Atlantis: The lost empire"?
If you remember another one, just write it... I'm gonna write the ones that I found:
- The humans are in an unknown place (Pandora- Atlantis)
- The humans want to take advantage of the new discovery
- The protagonist becomes part of the native tribe (Avatar: Jake/ Atlantis: Milo)
- The native woman who fell in love with the protagonist (Avatar: Neytiri/ Atlantis:Kida)
- This woman is also an important member of the tribe, clan, etc.
- The latin woman who is in the side of the main character (Avatar: chopper pilot Trudy Chacón/ Atlantis: mechanic Audrey Ramírez)
- The use of a sort of plug to use "vehicles" (Avatar: Na'vi use a sort of gland from their hair/ Atlantis: Atlantians use a necklace crystal)
- The main character stays with the natives in the end
- The humans try to destroy the new world in both movies by bombing
- The main antagonist is a strong, 40-50 years old man.( Avatar:Colonel Miles Quaritch/ Atlantis: Comander Lyle Tiberius Rourke)

The next ones are yours... please continue with the list, I hope you'll find more...
Greetings from Colombia!!!


Outro já vê similaridades com Pocahontas e ambos estarão corretos.



E outro vê com Duna

Mas todos, também, estão parcialmente errados.

E por quê?

Porque comparações assim só mostram que o padrão dessas histórias é mesmo arquetípico, já virou clichê, uma forma de bolo há muito tempo.

Cameron nunca negou as influências de Pocahontas, Dança com Lobos e Fernygully mas os débitos de todas essas fontes com as outras que Cameron já creditou também não são mencionadas ou conhecidas pelo "povão". Rider Haggard, Rudyard Kipling e Edgar Rice Burroughs junto com James Fenimore Cooper foram os criadores dos modelos "emulados" pelos 3 filmes mencionados. Então, ladrão que rouba ladrão...

Nenhum comentário: